Seja bem vindo!

O Instituto Avalon é uma organização com mais de duas décadas de atuação voltada para a divulgação, educação, aplicação e pesquisas de conceitos e técnicas promotoras da qualidade de vida, priorizando as técnicas naturais e suas premissas. Considerando a integração harmoniosa entre as diversas entidades (mente, emoção, energia vital e físico) que compõem o ser humano e o meio ambiente. Os profissionais que formam a equipe de terapeutas do Instituto são experientes, com reconhecida competência em suas especialidades.








INSTITUTO AVALON - há 26 anos formando os melhores profissionais!


domingo, 16 de outubro de 2011


Homeopatia (do grego ὅμοιος + πάθος transliterado hómoios - + páthos = "semelhante" + "doença") é um termo criado por Christian Friedrich Samuel Hahnemann (1755-1843) para designar uma terapia alternativa complementar que se baseia no princípio similia similibus curantur (os semelhantes curam-se pelos semelhantes), ou seja, o tratamento de um doente com uma substância que produziria, num indivíduo saudável, os mesmos sintomas. A homeopatia reconhece os sintomas como uma reação contra a doença. A doença é uma pertubação da energia vital e a homeopatia tenta fazer ela entrar novamente em equilíbrio.É o segundo sistema médico mais utilizado no mundo.

De fato, o tratamento homeopático consiste em fornecer a um paciente sintomático doses extremamente diluídas de compostos que são tidos como causas em pessoas saudáveis dos sintomas que pretendem contrariar, mas potencializados através de técnicas de diluição, dinamização e sucussão que liberam energia. Desse modo, o sistema de cura natural da pessoa seria estimulado a estabelecer uma reação de restauração da saúde por suas próprias forças, de dentro para fora.Este tratamento é para a pessoa como um todo e não somente para a doença.

A homeopatia é uma das práticas alternativas estimuladas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para ser implantada em todos sistemas de saúde do mundo, em conjunto com a medicina oficial, desde 1978, reforçada pelo documento Estratégia da OMS sobre medicina tradicional 2002 - 2005. Todavia, a OMS condena o uso da homeopatia contra doenças graves como malária, tuberculose, aids, gripe e diarreia infantil. No Brasil, é considerada como especialidade médica desde 1980, reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina, tendo sido incluída no Sistema Único de Saúde (SUS) desde 2006. Reino Unido, França e Alemanha também usam a homeopatia em seus sistemas de saúde pública.

Em muitos países não é considerada especialidade médica. Muitos estudos realizados por método científico mostram que homeopatia não pode ser mais efetiva que um placebo. Todavia outros mostram que está é efetiva.

Origem: Wikipédia